Como fazer para respirar melhor na corrida?

Quer correr com mais prazer?

Uma respiração correta vai te ajudar, além de melhorar o seu desempenho.


Respiração - Contra Tempo Running

Através da respiração nosso corpo obtém o oxigênio para ser utilizado no metabolismo celular e eliminar o gás carbônico resultante desse processo. Durante a corrida, existe um aumento da demanda energética dos músculos em atividade, isso causa o aumento da frequência respiratória e das capacidades pulmonares visando otimizar essas trocas gasosas.

Pensando na corrida, precisamos manter esse ato involuntário, deixando a respiração de modo mais natural possível, sem precisar ficar pensando nela. O que é necessário fazer para otimizar a respiração durante a corrida, é otimizar esse trabalho através de exercícios que irão permitir ter uma respiração equilibrada mesmo em um exercício mais intenso.

Sobre a respiração ser pela boca ou pelo nariz, isso vai variar bastante de acordo com a intensidade da corrida. O ideal é começar inspirando e expirando pelo nariz, mas conforme a intensidade vai aumentando, as trocas gasosas serão maiores, e chegaremos em um ponto onde a boca pode e deve ser utilizada para você conseguir atingir esse nível de inspiração e expiração.